sábado, 16 de novembro de 2013

Avaliação da Altri, SGPS, SA - Parte II

Previsão da Estrutura de Custos

Em primeiro lugar calculei o peso que cada rubrica da estrutura de custos tem nas vendas do perspectivo ano e posteriormente calculei a média destes pesos. Desta forma, assumi que para o futuro a empresa irá manter o nível médio da eficiência histórica.


Previsão do Working Capital

Comecei por calcular o WC para cada ano (2008-2013):

WC = (Current Assets - Cash - Assets for Sale)  - (Current Liabilities - Short-term Liabilities - Liabilities for Sale)

Posteriormente calculei o peso do WC do último ano (2013) nas vendas, obtendo o valor de 11.8%. A fim de projectar o WC para o futuro, assumi que o peso do WC nas vendas vai tender para a média da indústria (20.44%), daí o aumento gradual ao longo dos anos.


Previsão do CAPEX

Em primeiro lugar, retirei dos relatórios anuais (2008-2012) o valor do CAPEX investido em cada ano. No entanto, para o ano de 2013 isto não é possível pois ainda não saiu o relatório anual de 2013. Uma vez mais, relembro que assumi que o volume de negócios dos 9 meses de 2013 corresponde ao volume de negócios final do ano de 2013. Assim sendo, a partir da demonstração de CF retirei o montante de investimento realizado em equipamentos para o ano de 2013. Posteriormente calculei a média dos pesos do CAPEX nas vendas.

De referir que para o cálculo da média usei apenas os valores entre 2010 e 2013 devido ao facto que os valores em 2008 e 2009 são muito elevados e iriam enviesar a média.


Previsão do Free Cash-Flow to Firm

Com base nas previsões das vendas (ver post anterior) e nas previsões acima ilustradas, podemos calcular o free cash-flow to firm. Cpnsiderei que a taxa de imposto se irá manter constante, ou seja, nos 26,5%.




Sem comentários:

Enviar um comentário