quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Avaliação da Altri, SGPS, SA - Parte I

Ao longo do primeiro ano do mestrado em finanças tive que avaliar diversas empresas. Foi sem dúvida alguma aquilo que me deu maior contentamento. Recordo uma frase que constava num dos slides das primeiras aulas de Corporate Finance que reflete bem o processo de determinar o valor de uma empresa:
"The process of valuating a company is more a question of good judgement than an exercise of financial mathematics."
Assim, para continuar a desenvolver o meu “bom senso”, decidi avaliar o grupo empresarial Altri, SGPS, SA com base na informação financeira disponibilizada até ao dia de hoje.

Introdução à Altri, SGPS, SA

A Altri é um produtor europeu de referência no sector de pasta de papel, sendo um dos mais eficientes produtores da Europa de pasta de eucalipto branqueada.

Actualmente a Altri tem três fábricas de pasta de eucalipto branqueado – a Celbi, a Caima e a Celtejo – com uma capacidade anual nominal de cerca de 900 mil toneladas.

Dados:

Dados históricos: 2008-2013
Projeções: 2014-2018

Pressupostos:

Crescimento das vendas

Segundo o relatório anual de 2012, a Altri, SGPS, SA exporta 92% da sua produção total e portanto apenas 8% é vendida em Portugal. Os 92% desdobram-se da seguinte maneira: 80% para a Europa, 10% para a Ásia, 2% para Outros países.

Para o futuro, assumi que a percentagem vendida em Portugal diminui de 8% para 6% e na Europa passa de 80% para 75%. Esta diminuição de 5% na Europa deve-se à diminuição na procura de pasta branqueada provocada essencialmente pela crise europeia. Por outro lado, assumi um aumento de 5% nas vendas para a Ásia. Este acréscimo é suportado pela perspetiva de um aumento na procura de pasta solúvel por parte do mercado asiático* e também pelo facto de que a procura de pasta branqueada na China subiu 10% no ano de 2012. Por último, assumi um aumento de 2% para Outros países, onde sobressai os Estados Unidos que tem vindo a registar sinais macroeconómicos positivos (aumento no consumo privado).

*A Altri tem apostado numa estratégia de diversificação de mercados geográficos, e daí o processo de conversão da unidade empresarial de Caima (pasta papeleira para pasta solúvel) de modo a satisfazer o aumento da procura de pasta solúvel no mercado asiático.

Na estimativa da taxa de crescimento das vendas, também tive em conta o crescimento histórico das vendas da Altri (2005 até 2013) mas não com o mesmo peso. De referir, que assumi que as vendas dos 9 meses do ano de 2013 são as vendas totais do ano de 2013. Não considero este pressuposto fraco pois assim dá-nos uma avaliação da Altri mais conservadora. Por último, foi tida em conta a inflação das várias regiões/países: Europa, Ásia, Estados Unidos(Outros países) e Portugal.

Taxa de crescimento das vendas = 20%*média aritmética do crescimento histórico das vendas + 80%*média ponderada do PIB previsto para cada região/país + média ponderada da inflação prevista de cada região/país.


Tabela 1: Média aritmética do crescimento histórico das vendas

 Tabela 2: Média ponderada do PIB previsto para cada região/país

Tabela 3: Média ponderada da inflação prevista de cada região/país

Tabela 4: Taxa de crescimento das vendas

1 comentário:

  1. Boa tarde Telmo.

    O meu nome é Pedro Castro e sou estudante de Mestrado da Fep.

    Neste momento eu e uma colega estamos a elaborar um trabalho para a disciplina de Finanças em que consiste em efectuar uma avaliação de uma empresa.

    Decidimos efectuar o trabalho com a empresa Altri. Verificamos que tens já um post neste blog sobre isso. Gostariamos de te pedir alguma ajuda.

    Se não te importares, dou-te o meu email da faculdade e falavamos sobre isto por ai pode ser? O email é: 201400155@fep.up.pt.

    Obrigado
    Pedro Castro

    ResponderEliminar